Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Órgãos Colegiados 
 

A administração superior da UFSCar é exercida pelo Conselho Universitário (ConsUni), órgão deliberativo máximo da Instituição, pelos órgãos deliberativos específicos e pela Reitoria, a partir de sua função executiva.

Ao ConsUni competem as decisões para execução da política geral da Universidade, em conformidade com os seus Estatuto e Regimento Geral. Dentre suas atribuições destaca-se a formulação, aprovação, acompanhamento e avaliação da Política Institucional (de formação, produção e disseminação do conhecimento, pessoal, recursos financeiros, infra-estrutura e gestão da UFSCar). A reunião de instalação da nova composição do ConsUni, assim como determinado pelo novo estatuto, ocorreu no dia 5 de setembro de 2008.

Os órgãos específicos estão organizados a partir dos conselhos de Graduação (CoG), Pós-Graduação (CoPG), Pesquisa (CoPq), Extensão (CoEx) e Administração (CoAd).

Há também os Conselho de Centro (CoC), órgão deliberativo de cada Centro. A eles cabe formular, acompanhar e avaliar os planos de ações para ensino, pesquisa, extensão e administração no âmbito dos Centros, a partir da Política Institucional. Também é sua competência deliberar sobre atribuições específicas. Os departamentos, cursos de graduação e programas de pós-graduação também têm seus respectivos conselhos.

Esta estrutura, fruto das diretrizes para uma nova estrutura organizacional da Universidade definidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entrou em vigor em 1º de setembro de 2008, com a implantação definitiva do novo estatuto da UFSCar, aprovado pelo ConsUni em março de 2006 e pela Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) por meio da Portaria nº 984, de 29/11/2007, com alteração dada pela Portaria 465, de 26/06/2008.

Antes dessa data, a administração superior estava estruturada na existência do Conselho Universitário (ConsUni),Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); Conselho de Curadores (CC); e as comissões para Assuntos de Natureza Orçamentária e Administrativa - CANOA e de Informática - CoInfo, além das câmaras de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e de Extensão. Também na estrutura anterior havia o Conselho Interdepartamental (Cid), que, na atual, passa a ser chamado Conselho de Centro.

Para coordenar e executar os serviços administrativos de apoio aos órgãos colegiados da UFSCar, existe a Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC).

 © 2017 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco