Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
São Carlos 
 

A cidade de São Carlos está localizada no centro geográfico do Estado de São Paulo, a 250 km da capital, próxima às cidades de Araraquara, Rio Claro e Ribeirão Preto, o que faz dessa macro-região uma das mais desenvolvidas do Estado.
Ela destaca-se no interior paulista como “Capital da Tecnologia”. O título foi motivado, dentre outros motivos, por a cidade abrigar a Escola de Engenharia de São Carlos, vinculada à Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Seu caráter de pólo de desenvolvimento científico e tecnológico é reforçado pela presença de duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Fundação Parque de Alta Tecnologia (ParqTec).

A cidade abriga grandes indústrias nas áreas de motores, compressores e eletrodomésticos, além de empresas têxteis, de embalagens, de máquinas, tintas, lavadoras, equipamentos ópticos e de laser, e uma grande quantidade de indústrias médias e pequenas dos mais diversos setores de produção. Destacam-se, também, as empresas de base tecnológica.

Em razão da intensa atividade do setor industrial, técnico, científico e educacional, a cidade possui uma infra-estrutura sólida nas áreas de hotelaria, comércio, alimentação e turismo, com destaque para as fazendas históricas. O setor agropecuário é baseado na produção de leite, cana, laranja, frango, carne bovina e milho.

De acordo com dados do IBGE de 2000, São Carlos possui uma área de 1.141 km² e 192.923 habitantes. O crescimento demográfico anual é de 2,4%, a renda per capita de US$ 3,5 mil e o PIB do município é de US$ 675 milhões.

Mais informações no URL oficial da cidade (http://www.saocarlos.sp.gov.br).

Voltar  
Webmail
 © 2017 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco