Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Sorocaba 
 

A cidade de Sorocaba está localizada na região sudoeste do Estado de São Paulo, distante 96 km da Capital. A cidade possui área total de 456,0 km², densidade demográfica de 1.211 hab./km² e segundo estimativas de 2004, possui uma população de 552.194 habitantes.

Sorocaba nasceu com o período das Entradas e Bandeiras como um pouso para os tropeiros, já que ficava na rota de São Paulo para o sul do País. A partir de 1875, a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana marcou um ciclo de desenvolvimento local, registrando a inauguração de indústrias têxteis de origem inglesa. A história de Sorocaba está presente em edifícios seculares, verdadeiras relíquias da arquitetura, como o Mosteiro de São Bento, com suas paredes de taipa; a Igreja Catedral, a Casa da Marquesa de Santos (Museu Histórico Sorocabano), o Casarão de Brigadeiro Tobias, Estação de Ferro Sorocabana, entre outros.

No fim da década de 70, Sorocaba diversificou seu parque industrial, hoje com aproximadamente 1.500 empresas, entre elas algumas principais do país, 13.000 pontos de comércio, 8.500 prestadoras de serviços, nos mais diversos setores e negócios. A proximidade com aeroportos, rodovias, ferrovias, até mesmo hidrovias e porto marítimo, justificam o fato de Sorocaba estar entre as 30 cidades brasileiras com maior potencial de consumo. Sorocaba possui opções culturais e de lazer diversificadas e a integração com o meio ambiente acontece em opções como o Jardim Zoológico, pistas para caminhadas e seis parques com áreas verdes, matas ciliares preservadas, lagos, córregos, nascentes e trilhas para atividades educativas.

Mais informações na URL oficial da cidade (http://www.sorocaba.sp.gov.br/)

Voltar  
Webmail
 © 2017 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco