11/09/2017 - 16:30
Seminário aborda a cultura a partir da obra de Michel de Certeau

Evento reúne grupos de pesquisa dos campi São Carlos e Sorocaba da UFSCar

No dia 19 de setembro, acontece em Sorocaba o seminário "Plural da Cultura", que tem como objetivos a leitura e a discussão do livro "A Cultura no Plural", publicado em 1974 pelo historiador francês Michel de Certeau. A expectativa é que os debates tratem da cultura, suas manifestações e produtos, mas especialmente das diferentes maneiras de seus usuários/consumidores operarem sobre ela.

A organização é de três grupos de pesquisa da UFSCar, articulando pesquisadores dos campi Sorocaba e São Carlos. São eles: "Comunica - inscrições linguísticas na comunicação", liderado por Luciana Salazar Salgado, do Departamento de Letras (DL); "Literatura e Tempo Presente", liderado por Rejane Cristina Rocha, também docente do DL; e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia, Cultura e Sociedade (NEPeTeCS), sediado no Campus Sorocaba.

A programação começa às 10 horas com a apresentação do autor Certeau e segue até as 18 horas com três mesas: "Exotismos e rupturas da linguagem", coordenada por Márcio Antônio Gatti, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba; "Novos marginalismos", coordenada por Geraldo Tadeu Souza, também do DCHE-So; e "Políticas culturais", coordenada por Luciana Salgado. A programação completa pode ser conferida aqui. As atividades acontecem no Núcleo de Extensão ETC (Educação, Tecnologia e Cultura), que fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no bairro Santa Rosália.