Clique aqui para voltar à página inicial
Universidade Federal de São Carlos
Notícia 
 
12/09/2017 - 13:00
UFSCar cria Câmara Técnica para implantação de melhorias às bibliotecas

Equipe se reuniu nos quatro campi com o intuito de elaborar estratégias relacionadas a questões técnicas e de gestão da informação

No último mês de maio, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UFSCar implementou a Câmara Técnica de Tratamento da Informação (CTTI), que tem como objetivo discutir e apontar estratégias e soluções relacionadas a questões técnicas e de gestão para as bibliotecas da Universidade. A primeira reunião da equipe, que conta com a coordenação da professora Zaira Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Instituição, ocorreu em junho e fixou uma agenda de trabalho com os representantes da Câmara e definiu seus membros efetivos e suplentes.

Segundo Zafalon, a finalidade da CTTI é tecer diretrizes a serem adotadas para o tratamento da informação pelas bibliotecas do SIBi nos quatro campi da Universidade - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. "Esse tratamento da informação abrange aspectos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação no que se refere à área de Organização e Representação da Informação. Assim, conta com o uso de instrumentos, metodologias e diretrizes voltadas para a garantia da recuperação e do acesso ao acervo das bibliotecas", explica a coordenadora.

As atividades de estudo e análises da equipe da Câmara têm periodicidade quinzenal. E, nesse contexto, um dos destaques foi a ação realizada de 4 a 6 de setembro, que contou com visitas técnicas de membros da equipe às bibliotecas do quatro campi para que todos pudessem conhecer, na prática, as diferenças entre as unidades e suas necessidades particulares. "Só assim foi possível delinear estratégias, tendo em vista que as realidades das bibliotecas não são as mesmas. A principal finalidade desses encontros foi a definição e a padronização de fluxos de trabalho e de funções a serem desenvolvidas pelas bibliotecas do SIBi quanto ao tratamento técnico dos documentos", sintetiza a docente. Segundo Zafalon, as perspectivas para os próximos meses de atividades da CTTI incluem a elaboração de manuais de trabalho e a realização de treinamentos.

O SIBi tem a direção do professor Roniberto Morato do Amaral, do DCI. Já a CTTI é coordenada por Zafalon e secretariada por Claudia de Moraes Barros de Oliveira, do Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCoRe), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. Os membros efetivos da CTTI são Caroline Periotto (BCo), Emilene da Silva Ribeiro (SIBi), Maria Aparecida de Lourdes Mariano (Biblioteca Campus Sorocaba/B-So), Maria Helena Sachi do Amaral (Biblioteca Campus Araras/B-Ar), Marina Penteado de Freitas (SIBi), Lissandra Pinhatelli de Britto (Biblioteca Campus Lagoa do Sino/B-LS), Livia de Lima Reis (DeCoRe/BCo). A Câmara conta com os membros suplentes André Pereira da Silva (B-So), Arildo José Francisco Martins (B-LS), Claudia de Moraes Barros de Oliveira (DeCoRe/BCo), Denilson Sarvo (SIBi), Fernanda Pavan (B-Ar) e Regina Helena Vittoreto Garcia Correa (BCo).



Últimas Notícias
21/09/2017 - Congresso de Ensino de Graduação recebe submissão de trabalhos até 24/9
21/09/2017 - Pesquisa da UFSCar aprimora funcionamento de microscópio in situ
21/09/2017 - Palestra abordará impossibilidade de tradução do texto literário
21/09/2017 - Livro do Armazém será lançado nesta sexta-feira, 22/9
21/09/2017 - Universidades suecas apresentam oportunidades de intercâmbio

mais notícias...
Voltar 
 © 2017 , UFSCar - Todos os direitos reservados Estatística Estatística   Créditos Créditos   Fale Conosc Fale Conosco